A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro, vinculada ao Ministério do Trabalho, foi criada em 1966, em São Paulo e hoje está presente em boa parte do país por meio de Unidades Descentralizadas, distribuídas em 11 estados, Distrito Federal e escritórios de representação em Santos, Campinas e Mato Grosso do Sul.
A instituição participa de diversos comitês, comissões e de grupos de trabalho de revisão e implementação de Normas Regulamentadoras (NRs) e de Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) e outros Regulamentos do Ministério do Trabalho, bem como de comissões interministeriais, estaduais e municipais relacionadas à SST. Desenvolve parcerias com órgãos públicos, como o Ministério Público do Trabalho e outras entidades civis para a proteção e promoção da saúde do trabalhador.
A Fundacentro desenvolve estudos e pesquisas sobre questões que afetam a segurança e saúde do trabalhador, relacionadas aos seguintes programas temáticos:
- Atividades Aquaviárias (Fluviais e Marítimas) (atividades da pesca, mergulho profissional, hidrovias, navegação de cabotagem, portos, plataformas, estaleiros);
- Exposição ocupacional a agentes ambientais: (Radiações, Poeiras, Sons, Produtos químicos);
- Epidemiologia e Clínica das doenças relacionadas à inalação de Poeiras;
- Políticas Públicas em SST;
- Educação em Segurança e Saúde do Trabalhador;
- Construção Civil;
- Repercussões da organização do trabalho sobre a saúde dos trabalhadores;
- Segurança no processo de trabalho (Sistemas de proteção coletiva e individual; Análise e gerenciamento de riscos);
- Trabalho Rural;
- Transportes;
- Segurança Química;
Tão relevantes quanto a produção de conhecimentos, atividades visando difundir os resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas na área nos últimos anos, capacitando e atualizando os técnicos que atuam no campo, são realizadas em diversos estados brasileiros. Além disso, a Fundacentro organiza, coordena e realiza diversos tipos de eventos relacionados à área de SST tais como congressos, seminários, simpósios, palestras, workshops, fóruns, conferências, mesas redondas, painéis, encontros, debates, semanas, jornadas, oficinas, exposições e mostras.
Biblioteca
Dispondo do maior acervo no campo da SST da América Latina e aberta ao público, a Biblioteca da Fundacentro oferece apoio às atividades de referência e recuperação informacional, tanto em formato impresso, como eletrônico. Seu acervo inclui livros, teses, dissertações, monografias, folhetos, normas, data sheets, obras de referência, publicações seriadas, relatórios técnicos, base de dados em DVDs, CD-ROM de eventos, periódicos, documentos eletrônicos na íntegra e microfichas.
A Fundacentro é responsável pela edição da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – RBSO, único periódico científico dedicado exclusivamente à SST no Brasil, publicado desde 1973. A RBSO está indexada em bases científicas relevantes, como SciELO (a mais importante do Brasil), sendo um dos 100 periódicos mais citados do Brasil (Google Acadêmico). Seguindo tendência internacional, desde 2016 é publicada apenas online.
Obras de referência, manuais, relatórios de pesquisas, folders, cartilhas, histórias em quadrinhos e outros trabalhos dos pesquisadores são publicados pela Fundacentro, tanto em formato impresso como digital. Trabalhos, realizações e outras informações sobre a Fundacentro podem ser conhecidos e acessados também por meio das redes sociais:
Portal – www.fundacentro.gov.br; Youtube https://www.youtube.com/fundacentrooficial; Facebook – www.facebook.com/Fundacentro; Twitter – twitter.com/fundacentro_mte.
Fonte: Milda Jodelis Diretoria Técnica- DTe/Fundacentro
Comentário