Bonpet é uma solução química à base de água desenvolvida no Japão, que contém agentes ativos. No processo, após contato do produto com alta temperatura de combustão são formados gases que expelem grande parte do oxigênio da superfície em chamas que, além de resfriá-las, extinguem de forma praticamente imediata, a combustão.

Os principais componentes do líquido Bonpet são: ureia (utilizado em fertilizantes), cloreto de amônio (usado em medicamento e flavorizantes), carbonato de sódio (utilizado na produção de sabão e detergentes), silicato de sódio (proteção passiva contra o fogo) e sulfato de amônio (utilizado em fertilizantes).

Além do alto poder de supressão nas classes A (sólidos), B (líquidos inflamáveis), C (equipamentos energizados) e K (óleo vegetal), o líquido não é condutor de eletricidade e não danifica componentes eletrônicos, e possui até 10 anos de validade.

O resultado da decomposição térmica é o nitrogênio e o dióxido de carbono.

É biodegradável e ozonfriendly.

De acordo com o estabelecido pelo Departamento Norte Americano do Trabalho, a concentração de amônia e de gás carbônico produzido é de 57,15% e 13,3%, respectivamente, dentro do limite permitido de exposição de curto período.

O líquido Bonpet foi ensaiado por laboratório alemão acreditado pelo organismo de acreditação alemão que faz parte da rede de cooperação de acreditação internacional – ILAC, a qual concluiu pela sua não toxicidade ao meio ambiente, seguro a todos os seres vivos.

Foi também ensaiado por laboratório brasileiro e acreditado pelo Inmetro, chegando-se às mesmas conclusões do laboratório alemão.

Através de ensaios realizados na Eslovênia, concluiu-se que a adição de uma porção de 6% diluída em água potencializa o efeito supressor da água em 20 vezes.

O líquido Bonpet é solúvel em água em quaisquer proporções e está em conformidade com as normas europeia EN 3-7 e norte-americana NFPA 18.

É excelente para o combate aos incêndios florestais como agente supressor e retardante químico, sendo utilizado em mais de 40 países nas mais diversas aplicações; pode ser misturado à água ou puro nas bombas costais, nos caminhões, em aviões e helicópteros, e em trailers, aumentando a eficiência no combate aos incêndios florestais.