Percebo que estamos vivendo um momento de mudanças nos padrões de consumo e lifestyle e isso influencia diretamente o cenário profissional. Cada vez mais pessoas estão preocupadas com cuidados na saúde, aspecto físico, não apenas por estética, mas sim visando uma melhor expectativa e qualidade de vida. Além disso, passaram a perceber que não é suficiente cuidar apenas do corpo físico e surge então a necessidade de cuidar da mente, já que os dois juntos podem proporcionar uma vida com felicidade, equilíbrio e realização.

Com isso, também cresce o número de profissionais que se sentem perdidos em suas carreiras, com o trabalho e alguns modelos de gestão e cada vez mais demonstram abertamente suas insatisfações e frustrações em relação à carreira. Depois de mapear os principais fatores que geram insatisfação com o trabalho, identifiquei que um dos maiores problemas é a falta de clareza que muitas pessoas têm em relação à vida profissional. O motivo pelo qual resolvi me dedicar ao assunto foi por se tratar de uma verdade que eu vivi nos últimos anos e baseado nisso, desenvolvi um método de “Alinhamento Profissional”.

O Alinhamento  Profissional é um método, direcionado para desenvolvimento pessoal na carreira, tendo como principal objetivo, ajudar profissionais insatisfeitos com seus resultados no trabalho a encontrarem um novo caminho para a realização profissional. A proposta é ajudar o profissional a enxergar com clareza o que realmente deseja para a sua carreira, e que ele possa se sentir confiante, seguro e conectado a um propósito, para realizar e viver mudanças na sua trajetória profissional.

O Alinhamento profissional desenvolve os pilares: Clareza, análise de Perfil Profissional e liderança, planejamento estratégico de metas e objetivos, desenvolvimento de habilidades soft skills, inteligência emocional e Jornada da realização.

Disponho 3 dicas para alinhar metas pessoais e profissionais:

  1. Seja específico(a). A meta não pode ser construída de forma genérica. Pelo contrário, ela precisa ser específica a ponto de qualquer pessoa que a escute ou leia, entenda qual é o seu objetivo. Caso você não consiga ser específico, talvez seja necessário trabalhar para desenvolver clareza para saber o que realmente quer.
  2. Qualquer meta precisa ser mensurável. Encontre um indicador que possa medir sua evolução em direção à realização da meta e/ou para evidenciar o alcance dela.
  3. Tenha clareza para saber em quanto tempo você pretende realizar a sua meta, ou seja ela precisa ser temporal. Seja realista e cuidadoso(a) neste ponto. Sua meta não pode ser tão longa a ponto de te levar a procrastinar ou enfraquecer sua consistência, nem tão curta, a ponto de você pensar que não é capaz de acabar desistindo da meta. Lembre- se de que o seu objetivo é realizar suas metas e não transformá-las em pesos.

O primeiro passo para tornar o sonho em realidade é transformá-lo numa meta bem estruturada e para isso, você já tem 3 dicas valiosas.