Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, fez um alerta urgente para o aumento do crescimento de distúrbios mentais decorrentes da pandemia de covid-19. Ele pediu urgência à sociedade civil, governos e autoridades de saúde no atendimento às necessidades de saúde mental durante esse período, comentando e realizando instruções políticas quanto ao descaso e negligência após várias décadas de subinvestimentos na saúde mental.
Resultados do descaso e da negligência são agora evidenciados em meio à pandemia, no atingimento a milhares de famílias e comunidades com estresse mental adicional, não somente pela perda de entes queridos, mas pelo isolamento, por convívios familiares estressantes, por incertezas relacionadas aos empregos. Medo do futuro.
Segundo Guterres, “Serviços de saúde mental são parte essencial de todas as respostas governamentais à covid-19. Eles devem ser ampliados e totalmente financiados.”
Pessoas com problemas mentais preexistentes, aqueles que estão envolvidos em crises e conflitos e outros, ainda, que se apresentam sob maior vulnerabilidade – idosos, crianças e jovens – continuarão sendo afetados por ansiedade, luto, depressão.
As Nações Unidas afirmaram em extenso documento que “a saúde mental e o bem-estar de sociedades inteiras foram severamente afetados por esta crise e são uma prioridade a ser tratada com urgência – alertando ser “provável um aumento em longo prazo no número e na gravidade dos problemas de saúde mental”, e a covid-19 “possui potencial para [se tornar] uma grande crise de saúde mental”, bem como “uma crise de saúde física”.
O documento menciona o sofrimento psicológico generalizado devido aos aspectos intimamente ligados à saúde, relacionados ao vírus, como as consequências decorrentes do isolamento social, o temor da contaminação, mortes e perdas familiares e ainda o agravamento do caos na economia.
“Desinformação e rumores frequentes sobre o vírus e a profunda incerteza sobre o futuro são fontes comuns de angústia”, diz o comunicado da ONU. “Em todas as comunidades existem numerosos idosos e pessoas com condições de saúde preexistentes que estão aterrorizadas e solitárias.”
“As dificuldades emocionais de crianças e adolescentes são exacerbadas pelo estresse familiar, isolamento social, com alguns enfrentando aumento do abuso, interrupção da educação e incerteza sobre o futuro”.
A ONU menciona a culpa pela falta de cuidados à saúde mental devido à complexidade do enorme problema que permanece sem atendimento pela falta histórica de investimento e apela para ajudas emergenciais e apoio psicológico neste momento, e pelo desenvolvimento de serviços de saúde mental para o futuro, “a fim de apoiar a recuperação da sociedade da covid-19”.