A OMS declara 2020 como o Ano Internacional da Enfermagem.

Pelo reconhecimento do trabalho realizado por enfermeiros e parteiros em todo o mundo, e pela defesa de maiores investimentos para esses profissionais e melhorias em suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que 2020 é o Ano Internacional da Enfermagem e Obstetrícia e declarou que o mundo precisa de mais nove milhões de enfermeiros e parteiros para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030.

O Ano Internacional da Enfermagem empodera e valoriza os enfermeiros e outros profissionais que atuam tanto na assistência à saúde, nos hospitais, nas unidades de saúde e em cargos de gestão.

 

12 de maio – Dia Internacional do Enfermeiro

A comemoração deste dia é uma homenagem a todos os enfermeiros, relembrando e salientando a importância que têm na prestação de cuidados gerais e especializados à população.

 

Um breve relato sobre os primórdios dessa bela profissão

Considerada a fundadora da enfermagem moderna, Florence Nightingale, criada de forma exemplar na Inglaterra, desde criança já visitava doentes com sua mãe; foi assim inspirada para que decidisse iniciar um trabalho mais dedicado aos aldeões doentes.

Mais tarde, formou-se como enfermeira em ordens católicas religiosas em Kaiserwerth, na Alemanha; trabalhou voluntariamente durante a Guerra da Crimeia, oportunidade em que cuidou de soldados ingleses feridos em batalha.

Em diversas viagens pela Europa, observou muitas vertentes da Enfermagem e publicou estudos comparativos entre países – contribuição importante para o redirecionamento da Enfermagem com base no conhecimento epidemiológico da época.

Com trabalho árduo e muita dedicação, Florence inovou o tratamento dos pacientes que a imortalizaram como a “Dama da Lâmpada”, por alterações por ela introduzidas, que baixaram os índices de mortalidade de 42% para 2%.

12 de maio remete ao aniversário dessa mulher heroica, fundadora da enfermagem moderna, que em 1860 realizou seu grande sonho, ao fundar uma Escola de Enfermagem e perpetuando os  princípios inovadores da enfermagem até os dias de hoje.

Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 é celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri, enfermeira brasileira, e a primeira a se alistar voluntariamente em combates.

Em 20 de maio também é comemorado o Dia Nacional do Auxiliar e Técnico em Enfermagem.

Essa data foi escolhida para terminar o ciclo de comemoração da semana da enfermagem, que se inicia no dia 12 de maio com o Dia do Enfermeiro.

O trabalho desses profissionais é fundamental para garantir que pacientes enfermos tenham suas vidas salvas em hospitais e demais instituições que necessitam da assistência dos enfermeiros e técnicos em enfermagem.