Vivemos em um cenário economicamente difícil, com maior pressão por resultados, cheio de inseguranças e desafios, com pessoas divididas entre “ser-humano” ou “ser-profissional”.

Diante de tudo isso, como manter a motivação? O modelo SCARF é um grande aliado para nos ajudar a ativar nossa motivação em tempos de pandemia. Trata-se de um modelo científico que trabalha a relação entre Ameaça (a “dor” que queremos evitar) e Recompensa (o prazer que sentimos ao realizar alguma atividade).

O nome vem do Inglês, é a sigla de Status, Certainty, Autonomy, Relatedness, Fairness. Baseia-se nas necessidades do nosso cérebro para vencer as ameaças e buscar recompensas, para que possamos nos sentir mais felizes e produtivos.

Abaixo, a definição de cada uma e como nós podemos desenvolvê-las diante do cenário de pandemia:

  • Status: sentimento de valorização de nosso trabalho – Cada mensagem deve ser escrita ou falada com muita atenção, para que ninguém da equipe se sinta desvalorizado.
  • Certeza (Certainty): saber o que vai acontecer, baseando-se em experiências anteriores – Avalie o cenário e entenda quais medidas podem ser tomadas para que seja possível enfrentar os desafios do dia a dia.
  • Autonomia (Autonomy): sentimento de controle sobre nossos próprios atos – Definir prioridades e explicar de forma clara aos colaboradores o que eles podem decidir por si mesmos e o que necessita de orientação.
  • Relacionamento (Relatedness): sentimento de pertencer a uma comunidade, de ser acolhido – Manter uma boa relação com sua equipe, utilizar plataformas de comunicação, mostrar-se disponível a ouvi-los e compreendê-los.
  • Justiça (Fairness): a percepção de que somos tratados de forma justa – a injustiça machuca o emocional das pessoas. Cabe aqui muito do tópico anterior: invista em um bom relacionamento com sua equipe.

Quando enxergamos com clareza o cenário e sentimos confiança em nosso trabalho, através de um bom relacionamento, que seja justo e nos dê a liberdade de demonstrar sempre o nosso melhor, somos capazes de ir muito além. Trabalhamos mais felizes e realizados.