Em junho de 2019, a multinacional comemorou 25 anos de realização de seu workshop de Segurança no Trabalho, que ocorre trimestralmente e de forma gratuita na matriz da empresa em Sumaré (SP) e nas regionais.

Para conhecer o trabalho que a 3M do Brasil desenvolve intra-instituição no campo de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), a Revista Preven Digital conversou com Danilo Camargo, Supervisor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da companhia.

Camargo explicou que a empresa adota um conjunto de boas práticas denominado “Selo EHS”, referência aos termos Environmental, Health, and Safety (Meio Ambiente, Saúde e Segurança, na sigla em inglês). São leis e normas que devem ser conhecidas e adotadas por todos os funcionários da instituição, especialmente aqueles que integram departamentos ligados às áreas produtivas e de logística da 3M.

De acordo com o supervisor, o Selo EHS faz parte de um Plano Global de Saúde e Segurança da multinacional “que busca assegurar a preservação da saúde e integridade física de todos os trabalhadores, por meio de programas específicos, tais como: Programa de Proteção Respiratória, Programa de Proteção Auditiva, Programa de Comunicação de Perigo e Programa de Ergonomia”, pontuou.

O Selo EHS faz parte de um Plano Global de Saúde e Segurança da multinacional “que busca assegurar a preservação da saúde e integridade física de todos os trabalhadores, por meio de programas específicos, tais como: Programa de Proteção Respiratória, Programa de Proteção Auditiva, Programa de Comunicação de Perigo e Programa de Ergonomia”

 

25 anos de workshops de ST

A 3M do Brasil possui ainda, uma Divisão de “Segurança Pessoal” que há 25 anos vem investindo e

m iniciativas educativas e capacitando profissionais.

Em junho deste ano, a empresa realizou a edição nº 320 do seu workshop de Segurança do Trabalho (ST), comemorando os 25 anos da atividade. O treinamento, gratuito e aberto aos profissionais de ST, consiste em uma imersão de 05 dias, realizada na cidade de Sumaré. Desde 1994, quando houve a primeira edição do workshop, 17 mil pessoas já foram treinadas.

A capacitação abrange temas como medidas regulatórias, proteção em altura, solda, proteção respiratória e material refletivo. É indicado, de acordo com a empresa, para trabalhadores da indústria, que buscam aperfeiçoar o trabalho em unidades produtivas.

“Acreditamos que profissional seguro é profissional informado e capacitado”, declarou Camargo.

Em 2018, somente na matriz foram realizados 105 workshops de Segurança Pessoal. Ao longo do mesmo ano, um total de 1.440 profissionais participaram de workshops em todo país. Foram 35 eventos “totalmente voltados para a elevação do nível de segurança no ambiente de trabalho, uma vez que nós fornecemos meios para que o mercado se torne mais rico em informações sobre segurança do trabalho e, consequentemente, mais seguro”, afirmou.

Capacitação online gratuita

A 3M disponibiliza ainda, em sua plataforma de e-learning (plataforma digital para ensino à distância), de forma gratuita, módulos sobre proteção respiratória, auditiva e ocular, além de diversos outros treinamentos voltados para Segurança do Trabalho.

É possível acessar a plataforma através do link: www.3m.com.br/SafetyAcademy

Sobre a 3M

Reconhecida pelo pioneirismo e inovação, a 3M, centenária multinacional norte-americana, iniciou suas operações no Brasil há 73 anos em Campinas, interior de São Paulo. Atualmente mantém sua administração e possui seu maior parque fabril na cidade de Sumaré, também no interior paulista e emprega quase quatro mil funcionários em todo o país. Em 2018, a 3M do Brasil registrou um faturamento bruto de 4 bilhões de reais.

 

Inovação como meta

A inovação é de fato o mote principal da empresa, que “persegue” este ideal através do emprego de tecnologia de ponta para “ajudar a resolver os problemas do mundo”, conforme a autodescrição apresentada em seu site.

Com mais de 55 mil produtos em seu portfólio, dentre os quais destacam-se produtos como o revolucionário bloco post-it; a famosa esponja Scoth-Brite, além de adesivos, abrasivos, fitas adesivas, produtos médicos, odontológicos, automotivos, entre outros, a gigante estadunidense está presente em 6 grandes mercados: Indústria e Transporte; Saúde; Consumo e Escritório; Produtos Elétricos e Comunicação; Controle de Tráfego e Comunicação Visual e Segurança.

 

Mercado de Segurança

Na indústria de Segurança, a 3M atua:

  • Na produção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);
  • Na Segurança Alimentar desenvolvendo soluções tecnológicas para otimização da qualidade dos produtos nos setores de alimentação e bebibas;
  • No desenvolvimento de Sinalização de Estradas e na fabricação de Películas de Segurança para Vidros.