Promover um ambiente de trabalho seguro para qualquer equipe não é tarefa fácil. Se você trabalha em uma grande fábrica ou em um pequeno escritório, sempre há riscos – tanto ocultos quanto óbvios.

Além disso, cada país tem padrões diferentes para identificar o que é e o que não é seguro. Isso torna mais difícil criar uma lista de práticas que funcionem para todas as indústrias em todo o mundo.

No entanto, existem algumas dicas que você pode usar para tornar sua equipe mais segura e criar um ambiente saudável.

Analise as métricas e práticas: Essas práticas encorajam comportamentos ocultos ou prejudiciais? Seus incentivos, que são projetados para motivar sua equipe a alcançar um alto volume de trabalho, também os levam a pular as verificações de segurança? Seus incentivos poderiam desencorajar a denúncia? As máquinas são mantidas adequadamente ou exigem altos níveis de utilização, que não deixam tempo para as tarefas de manutenção que impedem lesões?

Modifique a maneira como você olha para a segurança: ao invés de oferecer uma recompensa por nenhum ferimento relatado, recompense sua equipe por um comportamento seguro. Crie um comitê de segurança e recompense todos os voluntários.

Recompense relatórios de riscos de segurança: ofereça incentivos para as pessoas relatarem riscos de segurança que encontrarem no trabalho. Algumas empresas têm um sistema de pontos para inspirar suas equipes. Para cada risco de segurança que os

trabalhadores reportam, ou cada cartão de melhoria de segurança que eles concluem, os membros da equipe recebem pontos. Eles podem então “descontar” pontos e usá-los para prêmios divertidos ou ferramentas relacionadas ao trabalho.

Comunique a importância da segurança: Conversar é uma forma de espalhar a mensagem sobre segurança. Se os membros da equipe fizerem uma ótima sugestão ou encontrarem um grande problema, coloque-o no próximo boletim informativo da empresa. Faça com que eles se sintam bem com o que eles contribuíram, e você fará da segurança parte da cultura do local de trabalho.

Não espere que aconteça um acidente: muitas pessoas não investigam seu ambiente de trabalho até que ocorra um acidente ou lesão. O acidente “revela” o problema, que então é consertado. Quase todos os acidentes podem ser evitados, por isso gaste tempo e recursos estudando sua situação para descobrir possíveis problemas – e corrija-os ANTES que o acidente aconteça.

Discuta problemas com a equipe: é provável que seus funcionários estejam bem cientes de alguns riscos de segurança, ou problemas nas práticas comerciais atuais, que podem levar dias – ou semanas – para serem descobertos. Descubra quais processos os deixam desconfortáveis e tome medidas corretivas. Quando sua equipe vê que suas contribuições resultaram em algo bom, todos estarão mais dispostos a falar no futuro.

Não importa se você trabalha em uma fábrica ou em um negócio de web design, toda empresa tem desafios com segurança. A chave para envolver a equipe e promover uma cultura de segurança é ter certeza de que você não motivou acidentalmente as pessoas a não relatarem acidentes.

Em vez disso, é fundamental o foco na criação de práticas que recompensem as pessoas por um comportamento seguro. Em diversas consultorias realizadas em uma determinada empresa, o que mais se observou foi que quanto mais a segurança for vista como um valor fundamental, melhor cada pessoa da equipe responderá.