Pode ocorrer um infarto do coração durante uma relação sexual? Pode ocorrer um infarto  do coração durante as atividades físicas na academia ?  Pode ocorrer um infarto do coração durante uma partida de futebol com os amigos?

A resposta é afirmativa, ou seja, o ser humano, mesmo em momentos de lazer e prazer, pode ser vítima de um infarto do coração.  O infarto é algo imprevisível quando mata o indivíduo, sem ao menos dar uma chance de chegar ao hospital e passar por algum procedimento na tentativa de desobstruir as artérias entupidas.

Dessa forma, a primeira questão a ser ponderada é o que seria o infarto  do coração. Nosso coração é um órgão complexo, dependente da contração de um músculo chamado miocárdio. O miocárdio, por sua vez, contrai de forma organizada e gera pulsos que são os batimentos cardíacos, os quais permitem que o sangue seja conduzido para todos os órgãos e ocorra a oxigenação de todas as estruturas de nosso organismo. O que dá vitalidade ao miocárdio, permitindo que o mesmo bata sem  parar durante toda nossa vida,  é a presença de artérias que nutrem com sangue o miocárdio. Estas artérias são conhecidas como artérias coronárias. Quando há entupimento destas artérias, o miocárdio começa a ”sentir” esta falta de nutrição sanguínea e o resultado imediato pode ser a incapacidade do miocárdio bater de forma efetiva. Nos casos extremos, quando o miocárdio cessa seus batimentos, temos o infarto do coração.

O esforço físico intenso, como na academia e na relação sexual, aumenta a necessidade de nutrição sanguínea para o miocárdio. No entanto, quando previamente as artérias coronárias se encontram com muitos entupimentos, a soma do esforço físico com a falta de nutrição sanguínea pode matar uma pessoa.

Neste contexto do esforço físico, o mais alarmante é que o indivíduo muitas vezes não sabe que tem entupimentos nas artérias coronárias, uma vez que não faz nenhum tipo de prevenção.

A prevenção do infarto do coração pode ser feita de duas formas – mudando o estilo de vida e periodicamente fazendo exames no cardiologista. Mudar o estilo de vida significa cessar o tabagismo, não ingerir gorduras em demasia, evitar sobrepeso, intercalar atividades de lazer com as atividades profissionais ( tirar férias não é pecado !!) e fazer atividades físicas com  orientação profissional. Frequentar periodicamente o cardiologista é fundamental para realizar exames que mostrem como está a saúde do coração e também para saber o que pode fazer em termos de atividade física. Dessa forma, certamente o risco de um infarto do coração diminui e pode-se curtir a vida com qualidade e por bastante tempo.

 

PREVEN: O que é um infarto do coração?

Dr. Edmo: O que dá vitalidade ao miocárdio, permitindo que o mesmo bata sem  parar durante toda nossa vida,  é a presença de artérias que nutrem com sangue o miocárdio. Estas artérias são conhecidas como artérias coronárias. Quando há entupimento destas artérias, o miocárdio começa a ”sentir” esta falta de nutrição sanguínea e o resultado imediato pode ser a incapacidade de miocárdio bater de forma efetiva.

PREVEN: Em que situações que o infarto fulminante do coração pode ocorrer?

Dr. Edmo: academia, atividades esportivas, relação sexual.

PREVEN: O que significa nutrição sanguínea do miocárdio?

O que dá vitalidade ao miocárdio, permitindo que o mesmo bata sem parar durante toda nossa vida, é a presença de artérias que nutrem com sangue o miocárdio. Estas artérias são conhecidas como artérias coronárias.

PREVEN: O significa mudar o estilo de vida?

Cessar o tabagismo, não ingerir gorduras em demasia, evitar sobrepeso, intercalar atividades de lazer com as atividades profissionais (tirar férias não é pecado!!) e fazer atividades físicas com  orientação profissional.

PREVEN: Qual a importância de frequentar periodicamente o cardiologista?

Frequentar periodicamente o cardiologista é fundamental para realizar exames que mostrem como está a saúde do coração e também para saber o que pode fazer em termos de atividade física.

PREVEN: Quais os benefícios de fazer a prevenção do infarto do coração?

Pode-se curtir a vida com qualidade e por bastante tempo.