Vivemos na era digital e as tecnologias já fazem parte do nosso cotidiano, não há como fugir ou ignorar este fato! Suas finalidades são as mais diversas e as grandes empresas estão cada vez mais preocupadas em criar algo inovador que seja capaz de facilitar – ainda mais – o nosso dia a dia.

Um recurso tecnológico que está chamando muita atenção nos últimos anos é o drone. Notícias recentes mostram que o investimento neste tipo de equipamento é algo muito buscado por pessoas e empresas, que enxergam o potencial que ele oferece.

A Amazon, maior loja online do mundo, vem testando a utilização de drones para realizar entregas. Isso permite que o pedido seja transportado de uma forma muito mais rápida e eficiente.

Na Copa do Mundo de 2014, o governo brasileiro recorreu aos drones para auxiliar na vigilância e segurança nos estádios durante os jogos.

A Uber já está investindo na criação de grandes drones elétricos para transportar passageiros, atingindo uma velocidade bem maior que os carros convencionais e atendendo locais de difícil acesso.

No segmento industrial, não poderia ser diferente. Uma pesquisa realizada pela IDC (International Data Corporation) revela que até 2020 os gastos com robótica e drones chegarão a 103 milhões de dólares no mundo.

A Sigga, especialista em gestão de ativos, não ficou de fora dessa inovação! A empresa desenvolveu uma solução que, integrada ao ERP SAP, permite que as indústrias utilizem drones para monitoramento e inspeção de equipamentos e plantas industriais, revolucionando a forma como áreas de risco ou de difícil acesso são monitoradas.

Imagine que você precise verificar as condições de uso do telhado de um galpão. Sem o uso de drones, é preciso enviar funcionários até o local, montar andaimes, aguardar aprovação do setor responsável pela segurança, verificar e garantir o uso de EPIs. Já com o drone, basta levantar voo e fazer a inspeção. Esta ação evita que o profissional de manutenção seja exposto a riscos desnecessários.

Podemos notar também que além da prevenção de acidentes, o drone aumenta a produtividade das equipes, reduzindo significativamente o tempo de execução de atividades, eliminando uma série de ações e processos que se tornam desnecessários.

Em um mundo cada vez mais competitivo e inovador, as empresas que estão liderando a transformação digital são aquelas que entendem a importância da integração entre homem e máquina e como eles podem trabalhar juntos, produzindo grandes resultados.

A Sigga é líder global em soluções integradas para Gestão Estratégica de Ativos e desenvolve aplicações e tecnologias para gestão 360 de atividades de manutenção, rotinas de estoque e movimentação de materiais, com foco também em planejamento e programação de ordens, controle de reparos e inspeções em campo.