A gestão hospitalar tem uma atuação de grande relevância em setores distintos de um hospital. O gestor deve ter sua equipe totalmente treinada e qualificada, buscando sempre prestar um bom atendimento a todos os clientes que procuram uma instituição hospitalar.
Esses treinamentos são realizados constantemente através de orientações psicológicas e treinamentos com especialistas da área de gestão. Os profissionais devem estar atentos às dicas para se tornarem profissionais de qualidade assistencial, permitindo que o cliente sinta-se confortável mediante uma situação de estresse.
O serviço público de saúde também aderiu a esta prática de humanização, criando em 2003 o projeto HUMANIZASUS, de grande aceitação perante a classe médica e os profissionais da área.
É importante ressaltar que uma equipe que conversa adequadamente, sem esconder informações, presta um serviço de melhor qualidade e quem se beneficia desta postura é o paciente.
Devemos entender que situações cotidianas se diferenciam de crises epidemiológicas como a existente no mundo atualmente. A situação muda um pouco, visto que os profissionais também estão predispostos à doença, que no caso atual trata-se da COVID-19. Por mais que tenhamos conhecimento de que a maioria da população terá sintomas de um simples resfriado, temos que entender que para pessoas idosas e indivíduos predispostos a outras patologias, o diagnóstico poderá ser mais grave, mesmo não levando a óbito.
Os profissionais em um momento como este, devem estar atentos aos protocolos de proteção antes do retorno para suas casas, pois podem ser o ponto de início da transmissão viral aos seus familiares. Por isso, devemos pensar também no psicológico destes profissionais, pois isto também é humanização.
Esta preocupação com os profissionais está diretamente ligada a algumas iniciativas do governo e instituições, permitindo que estes passem por consultas psicológicas visando terem as mentes preparadas para uma atuação comparada a uma guerra, podemos assim dizer, e isto é muito preocupante. Porém, cuidando destes profissionais, teremos pessoas mais humanas atuando na área da saúde, e com isso toda atenção ao necessitado será prestada.
Ter humanização é saber entender o cliente, saber de suas dúvidas e angústias, é ter paciência em explicar. Outra situação é atender a um paciente totalmente paramentado com equipamentos de biossegurança (luvas, máscaras, aventais descartáveis, gorro e pro-pé). De certa forma, é muito desconfortável profissional desta forma. Portanto, este profissional deve sim, explicar tudo mil vezes por dia, o porquê ele está vestido desta forma, não deve ter receio de agir nestas situações, mesmo porque ele foi treinado para estes casos.
O profissional da saúde deve entender que uma população assustada também baixa sua imunidade, devido a vários fatores como medo, má alimentação, poucas horas de sono, dentre outros fatores clássicos de pânico. Desta forma, os hospitais estão autorizando vídeo de pacientes em isolamento hospitalar para que suas famílias os vejam e escutem, permitindo um controle emocional importante mediante a crise. Esse ato de pensar na família também é humanização.
Nós da área da saúde, devemos prestar total atenção e entender que nossa profissão é maior do que qualquer epidemiologia. Basta ter passado por qualificações e treinamentos para que tenhamos total certeza do dever cumprido e aplicar a humanização como dever no ambiente hospitalar, respeitando todos os paradigmas da profissão e permitindo empatia e principalmente ser acessível para este paciente. Jamais devemos ignorar um pedido de ajuda de um paciente e toda equipe deve estar atenta e obrigatoriamente subordinada ao código de ética das profissões a qual pertence.
Com estes cuidados e atenção podemos dizer que a humanização está sendo empregada adequadamente na instituição hospitalar e o termômetro desta aplicabilidade está diretamente ligada à resposta do cliente em relação à forma que foi atendido ou tratado no momento de sua passagem na instituição hospitalar.
O feedback do cliente é a principal fonte de certeza de que a humanização. Sendo assim, escute e de atenção a quem realmente deve ser ouvido.