Devido à pandemia da Covid-19, a maioria das organizações teve que adotar novas estratégias de negócios para se adaptarem ao isolamento social, decretado pelos órgãos públicos em março de 2020.

É neste cenário, com a retomada das contratações, que as entrevistas online estão se tornando cada vez mais comuns e se tornaram a melhor alternativa para preenchimento das vagas de emprego nas empresas.

Dados de empresa atuante na área de recrutamento, em julho de 2020, as contratações ocorreram de forma remota e cresceram 49,91%, quando comparado ao mês de março – início da pandemia.

Foi necessário adaptar e trazer novos modelos de trabalho visando atender melhor essa nova vida.

modus operandi que foi implantado e vem evoluindo a cada dia é o home office (trabalho de casa), o que reduz os gastos operacionais e fazem com que as políticas de contratação possam ir além, onde o recrutador poderá selecionar pessoas de outros estados.

A tecnologia se tornou uma ferramenta fundamental nesse processo, e muito utilizada no momento da pandemia para ajudar quem está na busca de oportunidades nesta nova tendência do mercado de trabalho com o “novo normal”.

Veja dicas importantes de como obter destaque nos processos seletivos virtuais:

1- Redes Sociais

Hoje, as redes sociais são como uma janela onde conseguimos observar diversos horizontes, que nos permite buscar novas oportunidades ou até mesmo encontrar o caminho mais fácil e seguro para o desenvolvimento profissional e o tão sonhado “emprego dos sonhos”.

Plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, nos permitem adentrar o mundo profissional através de um clique, e assim é possível criar um perfil profissional moldado nas tendências de mercado, o qual compete na atualização e manutenção constante do que o mercado está necessitando naquele determinado momento.

 

2- Preparo do CV

Preparar o currículo sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos recrutadores.

Um currículo bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte do empregador e assim, a chance de obter sucesso cresce ainda mais. Coloque habilidades e conhecimentos em destaque, isso vai ajudar muito o recrutador ao que vai chamar mais atenção.

 

3- Cadastramento do CV em sites de Recrutamento

Com o currículo já pronto, é interessante cadastrar nos principais sites de seleção da sua região e em sites de recrutamento nacionais, aumentando assim as chances de almejar o tão sonhado emprego.

Lembre-se, “só quem é visto, é lembrado”. Seja atento, preencha todas as questões e não deixe, em nenhum momento, de atualizar seu status nas plataformas que se inscreveu.

 

4- Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais

Nos dias atuais, desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), que estão ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho pode ser um diferencial na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga.

5- Preparação Profissional

Sabemos que em um mundo globalizado com diversas profissões no mercado, fica até difícil escolher qual seguir, o ideal é que seja feito um teste profissional, para assim conseguir caminhar no que está mais próximo a competências individuais.

Importante, neste momento, buscar ajuda profissional com um especialista em RH ou Psicólogo.

 

6- Especialização em uma única área 

Muitas oportunidades, muitos trabalhos. Engana-se quem compreende que pode fazer tudo em qualquer área.

Escolha um ramo de atuação e se especialize como tal, assim você será o melhor na sua área de atuação e não faltará trabalho. Lembre-se que o mercado está cheio de profissionais medianos, seja o profissional excelente.

Uma vez que, mais apropriação se mostra sobre dado assunto, maiores serão as oportunidades que se abrirão no mercado de trabalho.

É interessante lembrar que o que fará total diferença é o seu “a mais”, o que de diferente puder oferecer para o mercado de trabalho. Por isso, estude as tendências do momento e não seja mais do mesmo.