Segurança é um valor fundamental para a InterCement. Empresa brasileira com 34 fábricas e moagens em 6 países, a empresa trabalha para aprimorar excelência operacional em linha com as melhores práticas do mercado e altos padrões de segurança. Tal compromisso motivou um projeto-piloto de atualização das vestimentas de proteção ao arco elétrico, que levou à adoção de macacões e capuzes feitos de DuPont™ Nomex®.

No Centro de Produção da InterCement situado em Candiota (RS), profissionais da área Elétrica utilizavam um jaleco longo e de tamanho único. A vestimenta, por ser de uma tecnologia antiga, dificultava os movimentos dos colaboradores, sendo apontada como desconfortável. O capuz, por sua vez, tinha uma lente dupla pesada e escura, que atrapalhava a visualização das atividades em execução.

Pensando nos pontos de melhoria, no final de 2017, o macacão e o capuz feitos de Nomex® foram apresentados em um seminário – “Identificamos ali que, além de proporcionar maior conforto ao usuário, a solução tinha melhor custo/benefício em relação aos EPIs anteriores”, comenta Nelson Rodrigues Júnior, gerente do Centro de Produção da InterCement em Candiota.

Em abril de 2018 começaram as entregas dos macacões e capuzes para os profissionais de elétrica. A ação contemplou inicialmente 12 funcionários. Segundo Rodrigues Júnior, “o novo modelo é muito mais versátil e confortável para uso. Por ser macacão, facilita bastante os movimentos e locomoções dos profissionais, além de ter vários tamanhos. O fechamento em velcro facilita a colocação. E, por ser acolchoada, a vestimenta traz mais segurança para a execução das atividades”.

O macacão também garante maior proteção aos membros inferiores dos usuários – justamente as áreas mais afetadas nos acidentes com arco elétrico.

Já o capuz incorpora uma lente clara, facilitando a visualização durante as atividades. “Além disso, o equipamento já conta com um capacete em seu interior, simplificando e agilizando a colocação da vestimenta completa”, afirma o gerente da InterCement.

 

Projeto ampliado

A satisfação dos profissionais com a mudança levou a InterCement a implantar os trajes de Nomex® em todas as suas unidades no Brasil. Rodrigues Júnior esclarece que a empresa não possui histórico de acidentes com arco elétrico. “Ou seja, a implantação dos novos trajes é uma medida preventiva que confirma o valor da segurança para a nossa companhia”, avalia o executivo.

O trabalho em lugares de alta tensão deve ser analisado com o máximo de cuidado, por ser uma atividade sujeita a altos riscos. “Como gestor, me sinto muito mais seguro por meus profissionais realizarem suas atividades com o capuz e o macacão da DuPont”, relata Luis Frederico, Coordenador de Manutenção Elétrica da InterCement.

O projeto foi reconhecido pelo Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador 2018, sendo escolhido como segundo colocado na Categoria Proteção Térmica. A premiação reconhece e divulga, há oito anos, as melhores práticas de empresas que aplicam as tecnologias da DuPont para melhorar o ambiente de trabalho e a segurança dos colaboradores.