Para se sobressair profissionalmente neste momento de crise, nada como ter o pensamento fixo nos resultados, seja no mundo empreendedor ou corporativo. É nos períodos incertos e instáveis que surgem as oportunidades e é a hora de fazer a diferença onde se está inserido.

1 – Contribua com sua equipe

O momento é das empresas se reinventarem e flexibilizarem sua atuação e a de seus colaboradores. Os profissionais do time são fundamentais para o sucesso da empresa e os perfis com habilidade para liderança despontam entre os demais.

Esteja atento e perceba as necessidades e talentos de cada integrante de sua equipe. Quem está precisando de apoio e quem tem maior capacidade de dar suporte nas rotinas que vocês estão envolvidos? Compartilhar conhecimentos e necessidades em grupo é um excelente caminho. Esses alinhamentos geram novas soluções para os desafios, conectam e motivam todos a seguir em frente mesmo diante de dificuldades.

Aposte no desenvolvimento de habilidades como: inovação, flexibilidade, criatividade e empatia. Essas são competências-chave para esse momento profissional e que farão com que suas lideranças olhem para você de forma diferenciada, abrindo chances para uma futura promoção.

 

2 – Favoreça a empresa onde você trabalha

Observe o cenário que atua sua empresa e perceba se algo novo pode ser feito. Existe uma nova forma de serviço que possa ser realizada? Algum produto novo que faça sentido para os clientes nesse momento? Algum procedimento que possa reduzir os custos da empresa ou aproveitar melhor os talentos da equipe? Faça suas considerações e apresente ideias para colaborar.

Mostrar-se conectado aos desafios da empresa tem relação com a habilidade intraempreendedora que se torna a cada dia mais importante para que as empresas consigam se reinventar na crise. Reconhecer que o crescimento da empresa traz também o seu desenvolvimento profissional gera destaque e reforça os benefícios dessa habilidade no mundo corporativo.

 

O que mais posso fazer por mim?

  • Cursos On-line: quem tem a possibilidade de fazer home office pode aproveitar o tempo que antes era gasto com deslocamento para se capacitar online. Muitas organizações estão oferecendo cursos gratuitos e muito relevantes. Selecione um ou dois cursos e dedique-se aos estudos.
  • Assuma novas habilidades: aproveite também o período de isolamento social para perceber quais novas habilidades você já desenvolveu nessa experiência.
    Exemplos: domínio de plataformas digitais, capacidade de atender melhor seus clientes estando atento às necessidades deles (empatia), aptidão pela resolução de imprevistos de forma ágil e inovadora, entre outras possibilidades.
  • Aumente a leitura diária: coloque em dia a leitura dos livros que você já adquiriu e não teve tempo de finalizar. Além disso, muitas publicações estão disponíveis gratuitamente no formato digital ou em Áudio Books. Eles facilitam seu aprendizado e trazem conhecimento enquanto você realiza atividades rotineiras da casa.
  • Atualize o seu perfil no LinkedIn: essa plataforma, além de nos manter conectados aos melhores profissionais do mercado, é a porta de entrada para novos desafios e conexões que podem contribuir com seu desenvolvimento profissional. Revise seu perfil no LinkedIn, preencha o máximo possível de informações, faça visitas virtuais aos antigos colegas, envie convites para as pessoas com as quais já esteve presente e conecte-se! Interaja e participe das publicações contribuindo com sua opinião.

Perceber que crise também gera oportunidades muda seu ponto de vista, motiva e gera produtividade. A sua atuação profissional é quem ganha com isso!
Esteja aberto às novidades, coloque a mão na massa que os resultados positivos serão inevitáveis!