Não há como negar que o exercício da liderança é próprio de cada indivíduo e que gerir pessoas é muito mais do que apenas liderar. Estar conectado com pessoas diariamente, controlando processos, prazos, metas, clima organizacional, exige muito. Isso é fato. Por isso, entender como os perfis comportamentais do seu time funcionam é ideal. Afinal, você saberá como se conectar com cada colaborador de forma assertiva, gerando assim, muito mais resultados no seu time. A alta performance pode ser – infinitamente mais real – na sua liderança e nos seus resultados.
Conforme aponta a teoria de DISC, existem 04 perfis comportamentais que regem a performance humana, são eles: Dominante, Influente, Estável e Conforme. “Cada um desses perfis conta com um estilo de liderança próprio.”
Líderes Executivos
Característico do perfil Dominante, os líderes executivos possuem facilidade para comandar pessoas com autoconfiança e posicionamento firme. São determinados, focados nos objetivos a serem cumpridos e, por isso, possuem um senso de urgência aguçado, costumando imprimir um ritmo mais acelerado para si e para sua equipe.
São naturalmente ousados e dispostos a correr riscos, fazendo análises rápidas, com critérios racionais e pragmáticos. Os dominantes com estilo de liderança executivo gostam de inovações e lidam muito facilmente com mudanças e situações de pressão.
São exigentes, questionadores e possuem um senso crítico extremamente apurado.
Apaixonados por prazos, resultados e metas, os dominantes possuem alguns comportamentos que podem ser melhorados, no intuito de elevar, ainda mais, a performance na liderança.
Eles costumam ser mais enérgicos e podem agir com agressividade, por exemplo. Podem também intimidar para alcançar objetivos, podendo imprimir um ritmo bastante acelerado e agir com impaciência, impulsividade e nervosismo com os colaboradores. Eles são ambiciosos e podem agir com excesso de competitividade, dado o seu amor por metas e sucesso nos resultados.
Quando acompanhado do descuido em relação aos seus limites físicos e psicológicos, os líderes dominantes podem levar ao estresse e influenciar negativamente o grupo. Eles ainda podem agir com certa intolerância e insensibilidade às necessidades e sentimentos alheios, o que pode desmotivar a equipe.
Líderes Motivadores
São líderes que gostam de conexões.
São abertos, descontraídos, dinâmicos, motivadores e que envolvem pelo diálogo. Característico do perfil influente, os líderes motivadores buscam melhorar os resultados da equipe, valorizando o diálogo como forma de aproximar o grupo e solucionar possíveis ruídos nas relações interpessoais.
Encarregam-se de deixar o ambiente o mais positivo possível e de promover atividades em grupo para agregar e aproximar os membros da equipe. São extrovertidos, ótimos argumentadores e possuem facilidade para convencer e influenciar seus liderados.
Em suas decisões, costumam levar em consideração os aspectos emocionais e sentimentais dos liderados. São bastante intuitivos e possuem extrema facilidade para gerenciar possíveis situações imprevistas e lidar com mudanças não planejadas.
Como é natural de cada perfil, pois nenhum é tido como perfeito, os influentes possuem alguns comportamentos que podem ser passíveis de melhora. Por serem descontraídos e bem-humorados, podem exagerar nas brincadeiras e ter atitudes inconvenientes.
Tendem a exagerar no diálogo e passar a imagem de um líder que conversa muito e age pouco. Eles podem ser prolixos e apresentar dificuldades para dar ordens claras, deixando os liderados um pouco confusos e sem orientação.
Não gostam muito de rotina e, por isso, podem perder, por vezes, a paciência em situações que não são do seu interesse. Por serem muito ligados à conexão com pessoas, os influentes podem exagerar na emotividade e ter atitudes incoerentes ou pouco racionais.
Liderança Metódica
Complementando o DISC, temos ainda o estilo de liderança metódico, característico do perfil estável. Esse estilo de liderança é aberto a opiniões dos liderados e tomam suas decisões de forma mais compartilhada.
São prestativos e tolerantes com falhas de seus liderados. Possuem mais paciência para re-orientar e acompanhar a execução das tarefas e evitam que eles se sintam com receio de solicitar esclarecimentos ou pedir ajuda, por exemplo. Possuem facilidade para aconselhar e passar a sua experiência e seus conhecimentos com paciência e dedicação.
Quando enfrentam desafios ou adversidades, costumam reagir com mais equilíbrio, sendo perseverantes. Gostam de fazer planejamentos com orientações claras e de construir métodos que contribuam para o bom direcionamento da equipe, evitando dúvidas e erros processuais, pois, em sua natureza, prezam pela segurança.
Assim como todos os seres humanos são passíveis de melhora, os estáveis podem preocupar-se de forma exagerada com opiniões alheias, faltando iniciativa própria como tomada de decisões rápidas e individuais.
São mais introspectivos e contidos, principalmente em situações de conflito, ficando, assim, reprimidos em alguns momentos e, principalmente, para expressar pontos de vistas. São mais conservadores e menos ambiciosos, por isso, podem acomodar-se com a situação atual e não estipular novos desafios para si e para a equipe.
Liderança Sistemática
Já os conformes, com natureza de liderança sistemática, são auto-disciplinados, sérios e se concentram nas tarefas e atividades relacionadas ao trabalho. Costumam criar ambientes mais formais, com a equipe concentrada em suas tarefas e poucos momentos de descontração. São mais racionais, cautelosos e preferem tomar decisões baseadas em fatos concretos. Alguns dos possíveis pontos a serem trabalhados nos conformes são o fato de, por serem muito sérios e retraídos podem passar a imagem de um líder mais distante e frio com seus liderados. São perfeccionistas e tendem a serem mais sistemáticos e presos às regras, regulamentos, métodos. Desse modo, acabam impondo um ritmo mais lento para si e sua equipe.
Porém, diante de tudo que foi dito, o importante é salientar que NÃO existe estilo de liderança certou ou errado. Todos eles são passíveis de adaptação e são alocados onde as funções exigirem características próprias de cada perfil.
Acredito que o perfil comportamental que venho desenvolvendo me torna um lider mais abrangente, disposto a conhecer os desafios e a lidar melhor com eles utilizando técnicas para ter uma integração maior com a equipe, deixando de ser imediatista e investindo mais no tempo a longo prazo, dentro do limite da proposta do cliente, conforme o contrato estabelece, com mais dedicação a equipe e a elaboração do projeto, talves um lobo dentro da empresa, disposto como sempre a fazer seu melhor .
Acredito que cada lider é uma combinação dos 4 tipos citados e o estudo pode capacitar para um melhor resultado em equipe.
Um líder tem que saber criar conexoes entre as pessoas e empresas. Por isso todos os adjetivos citados tem que existir um pouco de cada um tentro de um lider
Acredito que não existe um estilo perfeito de liderança, pois devido as nossas imperfeições, sempre estaremos sujeitos a algumas falhas. Mas enquanto seres humanos em crescimento temos todas as possibilidades e oportunidades para melhorar. Sempre procuro ser uma boa ouvinte e ter empatia ao tomar decisões.
O líder precisa ser o maestro de sua equipe, para assim direcionar, auxiliar e ao final ter êxito com seu grupo. Dando a eles autonomia para que cada um exerça sua capacidade e profissionalismo.
o lider não subsiste isolado, o mesmo necessita de seus liderados, como tambem de saber contruir uma equipe, delegação de responsabilidade, avaliar a equipe, se auto avaliar, saber receber o feedback de seu trabalho etc.