Os maiores desafios e problemas corporativos em nossa vida cotidiana estão presentes na forma de comunicar (ou na falta de) com nossos clientes e colaboradores, processos de trabalho não claros e organizados.

Afinal, quem é que nunca passou por isso, seja num trabalho ou sendo cliente?

A pergunta chave é: Como posso melhorar a gestão de pessoas e na experiência com o cliente? Parece que são coisas distintas, mas não são. Vamos analisar por um prisma muito simples: se me falta uma melhor organização de trabalho com minha equipe, certamente também está faltando com meus clientes, e vice e versa.

O primeiro passo é envolver sua equipe e, juntos, determinarem:

  • Escutar o ponto de vista de cada um de sua equipe;
  • Atribuir um responsável para pontuar os itens necessários a serem melhorados;
  • Colocar numa lista todos os itens e ao lado, o que se faz necessário para resolver;
  • Com base em seus recursos, estipular um prazo para cada um dos itens. Verá que um dos itens a serem apontados (característica comum em 98% das empresas) será a necessidade de obter melhores ferramentas de controle e de agilidade nas atividades, com relatórios completos e automáticos.

A chave é construir um mecanismo na sua empresa para que a equipe seja totalmente coparticipativa e corresponsável, na forma de atender, construir, entregar e decidir. E para que isso seja viável, é necessário buscar uma tecnologia que lhe proporcione: flexibilidade, integração, agilidade e inteligência, visando a atender todos os segmentos de negócio, a fim de garantir a capacidade de integrar pessoas e processos, com fluidez e autodisponibilidade do conhecimento em sua gestão.