A covid-19 reafirmou a importância dos profissionais da saúde junto à sociedade e principalmente os profissionais da radiologia, para o diagnóstico preciso para o tratamento da doença. Eles que também estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Segundo o Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER), há mais de 124 mil profissionais inscritos e devidamente habilitados.A categoria está se mostrando a área mais importante no acompanhamento médico com relação às alterações ocorridas em pulmões devido à Covid-19.
Com algumas análises das imagens o médico consegue definir qual a região e o quanto este pulmão já está acometido, e assim, consegue acompanhar a evolução da doença. As imagens de tomografias são visualizadas como padrões de ‘vidro fosco’ em todo parênquima pulmonar, sendo possível o médico identificar o local exato da lesão.A tomografia computadorizada é uma modalidade da área da radiologia que estuda as estruturas do corpo através de imagens em ‘fatias’ muito finas, em que o médico consegue verificar lesões de tamanhos milimétricos através de padrões de imagens, ou seja, tons de cinza. Neste equipamento, utilizando radiação ionizante (raio x), o profissional deve realizar um exame seguro e com orientações ao paciente que estará sendo avaliado.Todas as medidas preventivas que a radiologia adota para limitar a transmissão do vírus estão sendo adotadas e seguem todos os cuidados de biossegurança.
No setor de tomografia computadorizada, a mesma está sendo formatada de maneira adequada. A higienização de todo o equipamento é feita após o exame, e geralmente quando a instituição possui mais de um equipamento, haverá uma sala exclusiva para atender clientes doentes com o novo coronavírus. Os protocolos que o departamento de radiologia tem adotado para limitar a propagação da doença são: Utilização de Equipamentos de Proteção Individual, Higienização de Equipamento e Práticas de Biossegurança para todos que estiverem presentes no momento do exame.Os profissionais da radiologia (tecnólogos e técnicos) têm um papel essencial para combater essa pandemia, pois estão frente a um quadro de grande necessidade de avaliação correta, ou seja, seus laudos precisam ser precisos.
Eles desenvolvem um papel essencial na aquisição das imagens tomográficas, permitindo qualidade para que o médico radiologista possa exercer sua análise da melhor forma possível.O profissional da radiologia se tornou o membro importante desta equipe multiprofissional no atendimento aos pacientes com covid-19. Nosso setor revela ao médico a real situação da região pulmonar, permitindo que o paciente tenha um atendimento e tratamento essenciais para melhoria do quadro clínico. A radiologia é o ’olho’ do médico, quando este visualiza internamente o paciente através das imagens produzidas, permitindo-lhe a real compreensão para o melhor diagnóstico e aplicação do melhor protocolo ao paciente.