Todos nós buscamos o crescimento e a autonomia profissional. Nesta jornada, muitos sonham em se tornar um empreendedor e começar o próprio negócio.
Neste sentido, números do Ministério da Economia indicam que o Brasil conta com mais de 11,2 milhões de Microempreendedores Individuais no país, dado que já corresponde a mais de 56% dos negócios ativos no país.
Podemos perceber que no momento mais crítico, de maior dificuldade e crises que o país está passando, conseguimos nos reinventar e olhar outras oportunidades que expandem as nossas opções no mercado de trabalho.
Dito isso, para que essa reinvenção se concretize, de fato, e os resultados positivos sejam alcançados, existem alguns fatores que são fundamentais dentro do mundo dos negócios, e que auxiliam na construção de uma carreira empreendedora, tais como:
- Foco nas habilidades e novas competências exigidas pelo mercado;
- Ter uma visão sistêmica do ambiente de negócios atual;
- Desenvolvimento de skills de relacionamento e comunicação;
- Habilidades de gestão em finanças, marketing e operações;
- Planejamento e visão de transformação;
- Ética e caráter;
- Liderança e resiliência.
Ser resiliente, aliás, também se encaixa perfeitamente nos que querem crescer dentro de uma empresa e alavancar os seus resultados dentro dessa instituição.
A resiliência é muito importante em momentos de crise, porque só nós podemos superar a tempestade e voltar ainda mais fortes.
Consequentemente, o sucesso também está ligado à capacidade de se aprender com as falhas que fazem parte de qualquer trajetória profissional.
Ou seja, o segredo não é ser perfeito, mas sim, conseguir se levantar quando as coisas não estiverem acontecendo como você imaginava ou planejava. Siga em frente sempre e pense que tudo tem um propósito para que suas expectativas sejam alcançadas.
O conhecimento de pelo menos um segundo idioma também deve se encaixar nos planos de quem quer alavancar uma carreira de sucesso.
De modo complementar, com um ambiente de mercado cada vez digitalizado, o conhecimento da linguagem computacional é, adicionalmente, relevante para a formação dos profissionais.
Por fim, para tomar decisões assertivas que impulsionem seus resultados, precisamos realmente escutar e compreender as necessidades dos outros e também da organização. Isso tem muita relação com trabalhar a empatia, ser claro e objetivo, bem como, estar aberto a mudanças de atitude.
Independentemente do objetivo, o importante é estar preparado para os desafios que uma carreira nos impõe, que traz a confiança necessária para se destacar no mundo dos negócios e conquistado com muito estudo, comprometimento e trabalho duro.
Não tenha medo de errar. Com preparo e mãos na massa, o erro também será uma fonte de conhecimento.
Além disso, aproveite da melhor forma cada passo da sua jornada, cada momento de desenvolvimento e cada passagem em cargos e em empresas, pois serão elas – as experiências –, as recompensas mais enriquecedoras de uma carreira bem-sucedida.
Para concluir, ressalto que a pandemia acelerou a digitalização e todos estão ainda mais imersos no universo digital.
Desta forma, as empresas que oferecerem cada vez mais soluções tecnológicas para o atendimento das mais diferentes demandas tendem a se destacar.
Neste sentido, um negócio que possua mentalidade disruptiva e coloque o cliente no centro de suas atenções tem grandes chances de dar certo neste e em outros cenários desafiadores!
Comentário