Outono chegando ao fim, inverno se aproximando, as temperaturas já começando a diminuir. Apesar da vontade de tomar banho bem quente e da preguiça de passar hidratante no frio, esse momento é estratégico para manter a saúde da pele e, inclusive, excelente para realizar tratamentos estéticos.

A estação mais fria do ano exige cuidados intensivos com a pele que sofre com as mudanças climáticas e precisa de mais hidratação e umectação.

Uma atenção fundamental nessa época é com a temperatura da água durante os banhos, que deverá ser reduzida, tomando banhos mornos, jamais quentes.

Para as peles mais ressecadas, o melhor é usar sabonete líquido hidratante aplicado preferencialmente somente nas regiões íntimas e de maior oleosidade.

Banhos com uso de sabonete no corpo todo devem ser deixados para as peles mais oleosas e demais tipos de pele (normais e secas) devem usar sabonetes em todo o corpo apenas entre duas a três vezes por semana.

Também é importante reforçar os cuidados com a hidratação da pele, sempre buscando produtos adequados a cada tipo.

As temperaturas mais baixas desse período são propícias para iniciar tratamentos que podem sensibilizar de modo importante a pele do paciente.

Por isso é uma boa época para fazer tratamentos clareadores, despigmentantes, renovadores celulares, entre outros, podendo também se pensar no uso de Lasers de alta-potência, Lasers fracionados, Luz Intensa Pulsada, Radiofrequência Fracionada, Micro-agulhamento, etc.

Vale lembrar a orientação para cuidados redobrados com fotoprotetor solar e hidratantes para proteger a pele que estará sensível com o tratamento.

Depois de uma avaliação criteriosa da pele pode-se dar início aos tratamentos que reduzem o excesso de células superficiais (“mortas”), como esfoliações químicas ou mecânicas.

Peelings conjugados e superficiais são grandes aliados para garantir que os demais tratamentos surtam melhores resultados, pois irão potencializar os efeitos dos princípios ativos cosméticos através da redução da barreira cutânea, atuando com maior eficácia, reduzindo preventivamente o ressecamento e as descamações por desidratação da pele.

É um bom momento também para se dedicar aos tratamentos com  uso de laser de baixa potência que irá efetivamente nutrir as células, potencializando a reparação da superfície da pele.

Sessões de hidratação químico-cosméticas associadas à laserterapia e ao ILIB (Intra Laser Irradiation Blood) são atualmente o tratamento padrão Ouro da estética profissional.

Garantir esses cuidados durante o inverno possibilitará que quando a primavera chegar, o verão se aproximar, as temperaturas voltarem a subir e retornar o momento de usar roupas mais frescas e leves, a pele estará bonita e cheia de vida e, principalmente, com muita saúde.