No mundo atual em que vivemos, já virou rotina recebermos uma série de notícias duras diariamente; é cada vez mais difícil evitar isso.

Uma vez que não da para fingir que as coisas não estão acontecendo, precisamos manter nossa saúde mental em dia.

A psicóloga e terapeuta Ivana Cabral, conta que a violência no mundo não dá trégua; por mais que a nossa saúde precise disso, são eventos de tirar o sono. “As pessoas se sentem cada vez mais afetadas com as notícias, é muita violência e tudo isso contribui para uma sociedade mais pessimista e ansiosa. Crise econômica, pandemia e guerra não são novidades nos dias atuais”, afirma a psicóloga.

Visando ressaltar a importância de cuidar de si mesmo, as profissionais de saúde separaram algumas dicas que vão te ajudar a manter a sua saúde mental em dia.

A infectologista Flavia Cohen indica a prática de exercícios físicos, “até as caminhadas mais básicas, como aquelas de 30 minutos, fazem toda a diferença. Além de fortalecer o corpo e a mente, os exercícios ajudam a melhorar a saúde como um todo”.

Priorize a qualidade do sono, “é essencial dormir bem, adotar uma rotina sem cafeína e longe de eletrônicos. Celular, computador ou televisão podem te ajudar a passar por esse processo”, finaliza a infectologista.

A psicóloga Ivana Cabral ressalta a importância do cuidado com os seus relacionamentos. “Ter um bom ciclo de relações é um ponto essencial para a nossa saúde mental; oferecer e buscar suporte sempre que necessário eleva a moral e promove uma sensação positiva para a saúde”.

“É normal passarmos por situações estressantes no nosso dia-a-dia, o importante é saber lidar com as adversidades. Esteja sempre em busca de uma solução para os seus problemas, mas não deixe que eles tomem toda a sua energia. É necessário saber a hora de deixá-los de lado e cuidar de si”, recomenda a terapeuta.

É comprovado que estar em locais com fauna e flora ajuda a diminuir os níveis de estresse; nem todos têm o privilégio de estar em contato com áreas verdes diariamente, mas a paisagista Rayra Lira conta como é possível ter um pedacinho da natureza dentro da sua casa.

Rayra explica sobre uma tendência inovadora que se chama Arquitetura Biofílica, que consiste em utilizar elementos da natureza para transformar ambientes e promover bem-estar.

“Em todos os ambientes que participo não deixo de levar o Jardim Vertical em Troncos, o nosso jardim é feito com troncos de árvores reaproveitados de quedas por climas ou por podas realizadas. Em alguns jardins são usados até 15 espécies de plantas, como oliveiras, dracenas, filodendros, bromélias, e outras”, conta Rayra.

A psicóloga Ivana  Cabral explica o quanto é importante reconhecer seus méritos, valorizar a própria personalidade e se cobrar menos.

“É normal não se sentir bem às vezes, mas caso aconteça, não tenha receio de buscar uma ajuda profissional” finaliza.