Dormir é uma das melhores coisas da vida; acordar depois de uma noite bem dormida é revigorante e animador.

Crescemos em estatura graças ao hormônio liberado durante o sono, estimulamos o sistema imunológico (a nossa proteção, defesa) quando dormimos, recarregamos o coração, organizamos as ideias e situações do dia (olha os sonhos aí), perdemos peso e o corpo faz um belo detox se livrando de toxinas.

Agora, se não dorme bem, se prepare para irritação, ansiedade, desatenção, insatisfação e baixo rendimento.

Trabalhar assim é difícil né? Se está vivendo essa situação com frequência busque ajuda, não se permita viver uma rotina inativa e pouco presente, procure ajuda médica. Vamos dar algumas dicas gerais:

Ao sair do trabalho programe alguma atividade de lazer para que o cérebro vá se desligando das situações do dia e relaxe; dê uma volta com o cachorro, assista a um filme, leia um livro, namore, converse com amigos, brinque com os filhos… Se pergunte se realmente precisa levar aquele problema pra casa; a situação pode esperar até amanhã? Quase sempre a resposta será SIM;

Tome um banho quente antes de dormir, reserve esse momento para você, esqueça as atividades acumuladas do próximo dia, pense nas coisas boas que faz, agradeça por estar bem;

Comida é vida, mas cuidado com “coisas pesadas” (gorduras, comidas apimentadas, álcool) à noite; o estômago entende que tem que trabalhar para processar tudo; uma colher de mel estimula a liberação de melatonina (hormônio do sono) no cérebro e desliga a orexina (que nos mantém alerta); o leite possui o aminoácido triptofano, que melhora o humor e ajuda a proporcionar uma boa noite de sono.

Prepare um ambiente leve no quarto, mais escuro e confortável.

Olha algumas dicas para coluna:

Prefira colchões de mola ensacada ou ortopédicos para manter a coluna mais reta possível, firme, mas agradável. Se atente para densidade da espuma do colchão que está relacionada ao seu peso.

A melhor posição para dormir é a posição de lado, com um travesseiro fino entre as pernas e um travesseiro na cabeça (observe a posição da cabeça, deve estar alinhada com o pescoço, nem baixa, nem alta demais).

Alguns hábitos não ajudam muito e as dores vêm logo cedo, por exemplo: dormir no sofá (tente imaginar a coluna toda torta para se encaixar no formato do sofá), dormir de barriga para baixo (não fica alinhada e a força da gravidade empurra a coluna para baixo gerando pressão), levantar de uma vez só, no susto (contrai a musculatura com intensidade e rapidez).

Acha que consegue reservar 5 minutos para se alongar antes de levantar? É pouco tempo, você merece; o alongamento ativa a circulação sanguínea, melhora a lubrificação das articulações, aumenta a amplitude de movimento, vale a pena!

Para levantar da cama deite-se de lado, desça as pernas e ajude com o braço para levantar, tenha calma, é só o início do dia.

Para finalizar PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS, no início não é fácil – doí, cansa, mas os benefícios serão eternos.

Zona de Conforto não quer dizer que está em uma situação boa, quer dizer que não precisa se esforçar, não precisa mudar. Saia do sofá e levante-se da cadeira. Boa noite de sono para você!