Quando falamos em saúde e bem estar dos indivíduos temos que levar em consideração diversos aspectos que influenciam o equilíbrio emocional. Principalmente quando voltamos o olhar para a vida acelerada e todos os desafios que enfrentamos no cotidiano.  Visto que, saúde e bem engloba o equilíbrio físico e mental de todo ser humano.

Um dos pilares para a composição desse equilíbrio é o cultivo do pensamento positivo, um instrumento valioso para a saúde mental. O exercício de tentar manter sempre ideias positivas contribui de forma extremamente eficaz para trazer ao indivíduo a qualidade de vida necessária. Isto porque nossa percepção pode ser direcionada da forma que melhor entendermos. O controle da mente é muito importante e através do autoconhecimento podemos provocar esse autocontrole a nosso favor.

O ponto de partida é o nosso poder de concentração. É ele quem vai direcionar nossa percepção para o que o pensamento achar mais conveniente. Entretanto, o que vai moldar a nossa forma de agir são as nossas crenças, nossa bagagem de vida e nossa trajetória. Quanto mais manifestações positivas emanarmos ao outro e para conosco, certamente, poderemos usufruir de relações mais harmoniosas e prazerosas, além de facilitarmos o aumento da imunidade corporal.

Orientados por estas premissas, não podemos deixar de pontuar os aspectos emocionais e também relativos a nossa saúde, envolvidos na mentalização positiva. Nossa saúde pode ser afetada pelo poder do pensamento positivo, uma vez que nosso sistema imunológico será fortalecido, diminuindo os riscos de doenças e também possibilitando o prolongamento da vida. Além disso, pode-se facilitar a produção do quarteto da felicidade que são nossos hormônios do bem:  Serotonina, Endorfina, Dopamina e Oxitocina. São hormônios produzidos regularmente pelo seu organismo, enquanto você segue levando a vida. Porém, o desequilíbrio deles pode causar sintomas, como:  ansiedade, depressão entre outros transtornos. Ou seja, quanto mais seu corpo produzir esses quatros amigos, mais harmonia terá o seu funcionamento. E podemos estimulá-los com ações simples que promovem uma maior qualidade de vida.

Visto que, um dos maiores benefícios deles é a sensação de prazer que provocam e o aumento da imunidade que fará com que sejam eliminadas ou minimizadas as doenças oportunistas. E cada um terá uma atuação específica no organismo.

A Serotonina, por exemplo, atua ajudando a regular o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco e as emoções; ou seja, é um regulador dos excessos. A Endorfina serve como um analgésico natural no organismo sendo liberada para controlar a resposta do nosso corpo ao estresse, às dores e também às emoções negativas. Já a Dopamina promove a sensação de prazer, melhora o humor, ou seja, também regula nossas emoções e faz com que a positividade e a alegria tomem conta de seus dias, facilitando seu olhar para os desafios. E por fim, temos a Oxitocina que é produzida pelo organismo quando ele se sente relaxado e seguro. É chamado por muitos como o “hormônio do amor”.

Mas você pode estar se perguntando se um simples pensamento positivo faz tudo isso? Sim, ele auxilia em doenças do âmbito mental e emocional, como a depressão, a solidão e estresse, amenizando sintomas e reabilitando o organismo. Comprovadamente, até uma diabetes pode ter seu fator crítico reduzido pelas mentalizações positivas. Cientificamente, o pensamento positivo vai auxiliar no tratamento e, em alguns casos, até na cura destes. No entanto, o contrário também acontece. O espírito pessimista além de atrair mais desconforto físico, emocional e mental, abala o sistema imunológico e pode agravar doenças e sintomas diversos.

A cultura do ser humano é muito cruel em alguns pontos, partindo do princípio que focamos muito nas derrotas e que as vitórias são pouco comemoradas. O peso maior é colocado nos erros. Por este motivo, o pensamento positivo deve ser trabalhado em sua mente todos os dias. Não podemos nos deixar contaminar pelas ameaças pessimistas que nos rodeiam a cada segundo. Aprenda a investir em sua qualidade de vida, busque ter um maior controle do fluxo de seus pensamentos, partindo do princípio de que bem-estar e felicidade ocorrem muito mais dentro do que fora de você.

A negatividade não pode afetar nossas emoções, apesar de muitas vezes, ser difícil fazer uma separação, a grande sabedoria está em colocar pensamento positivo em tudo. Se olharmos com um olhar mais atento, focado e livre de pessimismo, conseguiremos ver que, até nas coisas desagradáveis podemos encontrar pontos positivos, possibilidades de melhorias e positividade. Esse exercício deve ser contínuo, focado em propósitos e na construção de redes na própria mente que poderão fortalecer a importância de se trabalhar com a informação positiva, eliminando atitudes limitantes.

É possível viver melhor e com mais harmonia, usufruindo de um equilíbrio interior mais adequado e preciso. A força de seu pensamento fará essa ponte auxiliando para que o trabalho mental e de autoconhecimento atinja sua eficácia e que, realmente, contribua de forma a trazer leveza e estabilidade emocional para o indivíduo. Portanto, devemos nos reconciliar com nosso “eu” presente para nos sentirmos merecedores de algo melhor. Somente assim nosso “eu” futuro se consolidará como alguém mais forte, mais criativo e mais amável consigo mesmo. Afinal, pensar positivo torna a vida e a saúde muito melhor.

Devemos sempre salientar que nosso organismo precisa andar em sintonia com nossa mente. Assim, sensações prazerosas auxiliarão nas atividades diárias e podem fazer com que o equilíbrio facilite seu olhar para as adversidades que são naturais de nossa sobrevivência.

Ainda trazendo contribuições para a elevação do bem estar, podemos citar outros fatores de extrema relevância, como: uma alimentação adequada e balanceada; a prática de atividades físicas regulares aliada a alguma atividade integrativa e complementar, como yoga, ou meditação, por exemplo; uma boa leitura; buscar aprender coisas novas; ter hobbies; viajar e se divertir. Essas práticas mantém a cabeça ativa e a ocupam de forma positiva provocando e estimulando o equilíbrio físico e mental necessário para uma qualidade de vida desejável.

Portanto, cuide de seus excessos, mas saiba rir das situações e traga leveza para os seus dias, sabendo enfrentar e encarar seus desafios e responsabilidades. Entenda onde você coloca seu prazer. Desta forma, trabalhando suas ações conscientemente, você estará agindo dentro de um limite que agregue valor, favoreça o autoconhecimento e eleve sua autoestima, valorizando o senso de pertencimento e o otimismo inerentes a todo e qualquer ser humano. Aspectos relevantes que podem contribuir com o estabelecimento do bem estar físico e emocional necessário para uma vida harmoniosa e serena.