A responsabilidade social das empresas, além da preocupação com a governança, temáticas ambientais e sociais, precisa ter o foco ampliado nas políticas públicas e na relação com as prefeituras, conselhos municipais e câmaras de vereadores, para garantir a construção de uma agenda em comum e que contribua com o atendimento dos interesses dos seus públicos de interesse.
As empresas podem contribuir para iluminar o caminho do viver em sociedade, da importância da representatividade e da vida comunitária.
O pagamento de impostos e a geração de empregos não são suficientes para garantir o compromisso da empresa com as localidades onde atua e o seu reconhecimento onde está inserida.
As relações com o poder público municipal e com as suas agendas mais urgentes precisa ir além dos interesses das empresas, entendendo que elas são parte de um contexto social e que tem poder de influenciar decisões.
As eleições municipais são aquelas que mais se aproximam do dia a dia dos públicos de interesse das empresas, principalmente seus empregados, e que vão afetar diretamente a localidade onde atuam.
De forma geral, existem alguns pontos que podem ser tratados com o incentivo das empresas nas temáticas de ética, cidadania, transparência, comunicação e prestação de contas dos representantes eleitos.
Para fortalecer a responsabilidade social empresarial, segue abaixo algumas ideias que envolvem as eleições municipais e o relacionamento com o poder público municipal:
Campanhas de cidadania
Fazer campanhas com a divulgação das datas das eleições e incentivar os empregados e públicos de interesse a votarem e exercerem a sua cidadania.
Nessa campanha podem ser tratadas desde artigos da Constituição Brasileira sobre o voto, abordando a evolução histórica, passando pelo voto das mulheres, até os dias de hoje.
A política é um importante instrumento de desenvolvimento da sociedade e a divulgação sobre o assunto é fundamental para pavimentar caminhos que levem a soluções conjuntas para os problemas sociais e ambientais.
Criar espaços de diálogo com candidatos
Criar espaços de diálogo promovidos pela empresa para que todos os candidatos a prefeito apresentem seus planos de governo para os empregados.
Em tempos de pandemia, podem ser criados espaços em salas virtuais, com a presença de um mediador para perguntas, onde os empregados e públicos de interesses possam se conectar.
O importante é garantir que todos os candidatos, de todos os partidos sejam convidados e tenham seu espaço de fala.
Conhecer os planos de governo
Estudar os planos de governo dos candidatos para encontrar oportunidades de construção de agenda em comum e, após as eleições, iniciar as conversas com o candidato vencedor a partir de um documento formal de compromissos registrado no Tribunal Superior Eleitoral.
Esse ponto é muito importante para zelar pelas relações éticas entre as empresas e o poder público, pois parte de um plano formal com assuntos e temas de interesse já registrados e aprovados pela maioria da população do município que elegeu o candidato.
Transparência sobre a agenda de interesses da empresa
Estruturar a agenda de interesse da empresa no relacionamento com o poder público, de forma que dê transparência e legitimidade às pautas que estão sendo pleiteadas e que não gere dúvidas para sociedade sobre as negociações que estão sendo tratadas.
Para evitar qualquer desconfiança sobre o que a empresa vai tratar com o poder público e em quais termos e acordos se darão essas conversas, garantir que tudo seja divulgado à sociedade reforça e preserva a reputação empresarial.
Acompanhamento da agenda de trabalho do poder público
Incentivar o acompanhamento da agenda de trabalho dos vereadores eleitos do município, organizando eventos onde o prefeito e vereadores possam prestar contas e ouvir as demandas e percepções dos empregados.
Divulgar datas das reuniões nas Câmaras de Vereadores e Conselhos Municipais pode ser um grande incentivo à cidadania. De maneira geral, não estamos acostumados a participar de fóruns sobre os interesses que envolvem o município, e terceirizamos para os representantes esse papel e abrimos espaço para a baixa transparência e quase inexistente prestação de contas.
Participação nos conselhos municipais
Incentivar os empregados e a sociedade a participarem e acompanharem os encontros dos Conselhos Municipais é outro ponto de grande relevância da responsabilidade social empresarial.
Acompanhar os temas de saúde, educação, segurança, assistência social, meio ambiente e aplicação das receitas do município pode ser uma ação recorrente na comunicação com os públicos e garantir o engajamento a uma agenda que impacta a todos.