O abastecimento do veículo tem se tornado um peso no bolso dos brasileiros, isso porque, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis),  os preços dos combustíveis atingiram o maior valor já registrado no primeiro trimestre de 2022.

A gasolina comum chegou a R$ 7,39 e o diesel comum a R$ 7,56 o litro .

 

Principais combustíveis do país, suas qualidades e melhor adaptação a cada tipo de veículo

Gasolina

Um dos combustíveis mais usados no Brasil é a gasolina. Produzida por meio do petróleo, ela não é a melhor matéria-prima no quesito sustentabilidade e pode ser encontrada de três maneiras: comum, aditivada e premium.

O que difere cada um destes três tipos é a quantidade de etanol e o grau de octanagem, que é a resistência à detonação que acontece no motor.

Segundo a Lei nº  8.723/9, toda gasolina precisa ter uma mistura de 25% a 27% de etanol.  Atualmente, a gasolina com menor mistura atualmente é a premium, ela apresenta um valor maior de octanagem que influencia na queima do combustível e aumenta a potência do veículo.

No entanto, para receber essa potência, o modelo do veículo precisa ser aquele de alta performance, assim como os esportivos, por exemplo.

Caso ela seja abastecida em um carro popular, ela não aumentará sua potência e funcionará como uma gasolina comum.

Já a gasolina comum e aditivada costumam ter 27% de etanol. Ambas diferem na questão da limpeza do motor.

Enquanto a do tipo comum gera impurezas e acumula resíduos que podem obstruir as válvulas do motor, a aditivada possui substâncias adicionais que lubrificam e limpam o sistema, por isso é interessante abastecer com gasolina aditivada de vez em quando.

Etanol

O Etanol é outro combustível bastante popular e que pode ser produzido de diversas fontes vegetais.

No Brasil, ele é feito pela cana de açúcar e é considerado uma fonte de combustível renovável, sendo encontrado nos postos misturado com água, com a taxa de álcool mínima estabelecida de 94,5%.

Além de sua maior octanagem, que aumenta a potência do carro, possui também uma queima mais rápida, causando um consumo maior.

Portanto, mesmo que muitas vezes ele esteja mais barato nas bombas, é menos procurado do que a gasolina.

Assim como a gasolina, o Etanol também pode ser encontrado como aditivado, porém como sua queima quase não forma resíduos, não há necessidade de se abastecer com o Etanol aditivado.

Diesel

Junto com a gasolina, o Diesel é um combustível feito à base de petróleo, porém com uma queima menor do que a da gasolina.

Ele é muito utilizado em veículos maiores e até em máquinas agrícolas, devido à potência com baixo consumo e grande autonomia.

O combustível está dividido em quatro principais tipos: comum, S-10, aditivado e premium.

O aditivado, assim como os outros tipos de combustível apresenta detergentes que ajudam na limpeza do motor e também na redução do tempo de parada para o enchimento do tanque.

Já o diesel S-10 é uma ótima opção em questão de sustentabilidade, visto que possibilita  menor emissão de gases.

Outra opção também sustentável é o diesel premium, que além de oferecer aditivos multifuncionais, oferece melhor desempenho e maior proteção ao motor, trazendo melhor qualidade de ignição e desempenho do veículo.

Gás Natural

O Gás Natural Veicular (GNV) é um dos combustíveis mais promissores e com menor impacto ambiental, uma vez que é menos poluente e mais barato do que a Gasolina e Diesel.

Porém, ainda não há nenhum carro desenvolvido para o GNV, sendo necessário a adaptação dos veículos que estão disponíveis hoje no mercad.

Esta adaptação deve ser feita por um profissional após pesquisa, pois o cilindro de gás natural que é colocado pode roubar um pouco do espaço de seu porta mala e também da sua potência, visto que o GNV diminuiu em até 3% a potência do veículo.

Carros Elétricos

O Carro Elétrico ainda apresenta valor elevado no mercado brasileiro, mas é o veículo considerado mais sustentável e econômico em termos de combustível.

Por ser ainda uma novidade no Brasil,  seu preço de mercado ainda é bastante elevado.

Vale lembrar que é importante que se conheça as necessidades do veículo, para encontrar o melhor tipo de combustível para ele.

O veículo precisa atender as necessidades do dia a dia de uma forma que também caiba no orçamento.

Pesquisar o consumo, o desempenho e a nota de eficiência energética do Inmetro são pontos a serem levados em consideração para entender também qual o tipo de combustível  que mais se encaixa com as suas necessidades.